domingo, 30 de outubro de 2011

Reflexão critica - Jogo Educativo Online


No âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, foi-nos proposto a escolha de um jogo educativo online.
O jogo escolhido pelo grupo foi Jogo Educativo do Corpo Humano consiste em pegar no elemento que está na no quadrado e arrastá-lo para o corpo do menino que está ao lado. Ao mesmo tempo, que vai aparecendo os elementos que constituem o corpo humano, aparece também, as suas definições. Relativamente ao ombro, espinha e quadril eles juntos formam a estrutura do tronco, respectivamente aos rins é por onde o sangue passa para ser filtrado e a bexiga é onde a urina se acumula, e assim sucessivamente até todos os elementos do corpo humano estiverem introduzidos correctamente. A designação dos elementos serve também para a criança ir aprendendo a funcionalidade dos órgãos e também para inseri-los nos seus devidos lugares.
O grupo considera que este jogo está direccionado para crianças a partir dos 8 anos de idade.
Os jogos educativos online na nossa opinião, são bastante atrativos porque suscita interesse nas crianças e faz com que estas façam-no de livre vontade e à maneira delas. Estes jogos devem-se também ao grande desenvolvimento tecnológico e às novas exigências sociais que as novas tecnologias de comunicação e informação trouxeram.
Consideramos que os jogos online podem ser ou não credíveis dependendo da fonte de cada um deles. Gostámos muito do jogo que escolhemos apesar de sabermos que a fonte pode não ser credível ou até mesmo aceite pelos professores ou educadores.
Com base nos textos “ Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia” e “ Avaliação do Software Educativo – Ensina-me a pescar!”, achamos pertinente relatar que o software educativo multimédia na representação de informação, conquista a atenção dos sentidos do utilizador, sobretudo da visão e da audição.
Os produtos multimédia não são só um factor determinante da qualidade da aprendizagem, como também, constituem um elemento decisivo, já que podem determinar os objectivos da sua utilização por parte de professores e alunos em cada situação.
Os destinatários, que podem ser crianças desde dos 2 anos até à fase de adultos, são atraídos muito facilmente pela componente lúdica associada a interfaces graficamente agradáveis e a uma navegação usualmente, intuitiva.
Considera-se que a ajuda disponibilizada pelo software educativo multimédia à navegação e às actividades, promove a autonomia do utilizador e o seu desempenho. Devido a estas ajudas, o utilizador recebe apoio sobre a navegação e sobre o modo como deve interagir para conseguir explorar de uma forma autónoma o software educativo multimédia. Com o feedback o utilizador é apoiado no seu desempenho sabendo de imediato se efectuou ou não a tarefa correctamente.
       A liberdade dada ao sujeito na sua exploração e a interatividade facultada incidem numa teoria de aprendizagem que está subjacente à sua construção, podendo ter uma orientação behavorista ou mais construtivista.


Jogo Educativo do Corpo Humano


Avaliação do Software Educativo-Ensinem-me a pescar !


Como olhar criticamente o Software Educativo Multimédia

4 comentários:

  1. Caras alunas,
    Não encontrei o endereço do jogo para que o possa experimentar. Sem isso será difícil perceber a vossa reflexão.
    Aproveito também para sugerir que incluam as ligações para os artigos que leram.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  2. Caras alunas,
    Não tenho acesso ao vosso vídeo sobre segurança na Internet. Que se passa? Algum problema?Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar
  3. Senhora professora, já acrescentei o link do Jogo Educativo.
    Ainda não recebi nenhum comentário relativo ao vídeo.

    Atenciosamente,

    Ana Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Cara aluna,
    a mensagem que me devia alertar para o facto de já teres publicado o vídeo, ainda que fora de prazo, devia ter sido enviada para a minha caixa de correio, como te sugeri na aula. A ideia era que eu recebesse esse alerta e não fosse necessário procurar neste blogue.
    Quanto ao jogo educativo, penso que a vossa reflexão possui uma escrita pouco cuidada e está pobre uma vez que não inclui as discussões efetuadas em aula nem as recomendações dos textos estão adaptadas ao jogo em concreto.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar